PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Elaboramos projetos arquitetônicos para todas as tipologias de edificações:
-
Residencial;
-
Comercial;
-
Serviço;
-
Institucional;
-
Outras.
A GreenSim arquitetura trabalha com uma abordagem ambiental sustentável de projeto (ESD - Enviromental Sustainable Design).
Caso seja de seu interesse, a edificação poderá obter certificação de eficiência energética pelo programa PBE-Edifica.
Abordagem ESD
A abordagem ambiental sustentável de projeto (ESD - Enviromental Sustainable Design) busca integrar o projeto arquitetônico ao lugar a fim de reduzir os impactos ambientais e promover a qualidade ambiental interna dos ambientes (conforto térmico, luminoso, acústico e qualidade do ar).
Os princípios bioclimáticos adotados pela GreenSim arquitetura tem como meta principal a satisfação e bem-estar dos ocupantes de nossos projetos, através de decisões projetuais que aproveitem os elementos do clima (luz e ventos), associado à busca do aumento do desempenho termo-energético e luminoso da edificação, reduzindo custos com climatização e iluminação artificial. Além disso, almeja-se a especificação de materiais e sistemas construtivos sustentáveis e a incorporação de estratégias para o uso eficiente da água e geração de energia local (solar ou eólica). Nosso método de projeto faz uso de ferramentas de simulação computacional para estudo de diferentes alternativas de projeto, que podem incluir estudos de viabilidade técnica e econômica, buscando a eficiência de soluções sustentáveis em todas as fases do ciclo de vida edificação: do projeto à construção, uso, até o final de seu ciclo de vida, com demolição ou reuso.
Entendemos que somente assim a arquitetura deve acontecer, pensada para ser funcional; associada à técnicas construtivas apropriadas de baixa manutenção; adequada ás condições financeiras do cliente; atenta aos aspectos estéticos, eficiente em relação ao uso de recursos naturais (energia, água e materiais) e preocupada com questões ambientais.
Fases do projeto
O projeto arquitetônico acontece basicamente em 6 fases. Cada fase é submetida à aprovação do cliente. Na fase inicial de Programa (1) são levantadas as necessidades e anseios do cliente, bem como são coletadas todas as informações pertinentes para elaboração do projeto. Nessa fase também são identificadas as metas de sustentabilidade da edificação (desempenho térmo-luminoso, eficiência energética, geração de energia local, reuso de água, tratamento acústico...).
Em seguida, tem-se a fase de Concepção (2) com estudo de alternativas de soluções projetuais através de desenhos conceituais. Nessa fase, o cliente pode ter uma participação ativa a fim informar ao arquiteto sobre suas aspirações.
O Estudo Preliminar (3) é uma fase de apresentação de desenhos técnicos que ilustram a proposta arquitetônica inicial através de plantas, cortes, fachadas e perspectivas com especificações gerais. Nesta fase são tomadas decisões relativas aos projetos complementares (estrutura, instalações, paisagismo...) e soluções sustentáveis.
Na fase de Anteprojeto (4) há a resolução de questões técnicas arquitetônicas e das soluções de engenharia, com a coordenação dos projetos complementares. Nesta fase são também definidas as especificações de materiais e sistemas construtivos e os projetos complementares de engenharia e de serviços são compatibilizados com o projeto arquitetônico. Podemos fornecer e/ou gerenciar todos estes projetos.
O Projeto Básico (5) consiste na elaboração de desenhos técnicos específicos para aprovação nos órgãos municipais responsáveis para liberação da construção.
No Projeto Executivo (6) tem-se a elaboração de desenhos arquitetônicos com todos os elementos necessários à plena execução da obra, com memorial descritivo do projeto (caderno de especificações), assim como detalhamento construtivo.
O projeto arquitetônico é apresentado e entregue através de desenhos bidimensionais e tridimensionais (perspectivas), com imagens renderizadas. Caso seja de interesse do cliente, o projeto arquitetônico pode ser também apresentado através de maquete física. Todo o escopo de serviços é firmado em contrato.
